Imersão em Ecossistemas para o Empreendedorismo e Inovação 4.0

Imersão em Ecossistemas para o Empreendedorismo e Inovação 4.0

Curso imersão

FUNDAMENTAÇÃO:

Nos dias de hoje a digitalização e o aumento das conexões entre pessoas, dispositivos, empresas e mercados são uma realidade cada vez mais presente nos sistemas de produção. A transformação digital traz consigo um conjunto de promessas muito atrativas de uma economia mais ágil, dotada de uma maior produtividade e flexibilidade, e que se traduzirá numa capacidade única para criar valor através do desenvolvimento de produtos e serviços cada vez mais personalizados.

Porém, a capacidade efetiva de cada empresa, e de cada região, para tornar estas promessas em realidade será ditada pela sua competência em qualificar e requalificar rapidamente as suas pessoas e integrá-las adequadamente para desenvolver nos seus territórios ecossistemas inteligentes para promover o empreendedorismo e a inovação.

OBJETIVOS DO CURSO

Conhecer os ingredientes chave para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação, abordando o funcionamento das redes territoriais de inovação e de colaboração, e conhecendo o papel dos diversos atores, incluindo empresários, associações, instituições de ensino e estruturas de governação.

Compreender as novas oportunidades para a inovação e colaboração proporcionadas pela transformação digital da indústria e dos serviços, através da apresentação de novos modelos de negócio e de organização da produção.

Explorar cenários atuais e de futuro para a colaboração entre os mercados dos países de língua portuguesa.

METODOLOGIA:

O curso será conduzido de forma presencial, e está organizado em aulas teóricas, seminários, workshops e visitas técnicas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

Seminário

Territórios e Redes de Colaboração para a Inovação e o Empreendedorismo

O Seminário de abertura do programa de formação dará aos participantes uma visão ampla das características das redes de inovação e empreendedorismo de uma região. O objetivo é identificar e discutir qual o papel que desempenham cada um dos atores chave da inovação num território, nomeadamente:

§as infraestruturas§as entidades, i.e. empresas, entidades associativas e de governação, instituições ensino e formação, etc.§as políticas e projetos transversais que reforçam as redes locais de colaboração e criação de valor.

O seminário decorrerá num formato misto de apresentações e debates, que permitirão aos participantes a familiarização com os três tópicos e contacto com o exemplo concreto do seu funcionamento concreto na região de Aveiro. O seminário contará com a participação de representantes das diversas entidades da região de Aveiro, e permitirá aos participantes conhecer projetos e iniciativas recentes de colaboração neste território.

Aulas teóricas

Contextos, Tecnologias e Oportunidades para os Mercados de Língua Portuguesa

Esta sessão aborda as novas tendências da Digitalização das Economias  e o seu impacto em diferentes setores, indústrias e países, nomeadamente nos mercados de Língua Portuguesa.

Infraestruturas e Tecnologias para a Inovação 4.0

A transformação digital nos produtos, serviços e processos, envolve o investimento e implementação de tecnologias dos chamados sistemas ciber-físicos e várias soluções de comunicação. Nesta sessão serão discutidas essas soluções e as implicações na implantação de sistemas, no custo de operação e na própria operação e nos modelos de negócio.

Desenvolvimento e Financiamento de Novos Produtos e Serviços

Esta sessão aborda os desafios e oportunidades associados ao arranque e desenvolvimento de novas ideias, apresentando modelos atuais de incubação e financiamento empresarial.

Digitalização e Novos Modelos de Negócio e Inovação

Nesta sessão são apresentados exemplos de processos de de transformação digital nos negócios, e da definição de novos modelos de valor, em diferentes setores da indústria e serviços.  A sessão tem como objetivo estimular nos participantes a capacidade de identificar as oportunidades e os desafios para a inovação

Colaboração Empresarial

A colaboração é um instrumento competitivo fundamental. A criação de valor envolve a gestão de relacionamentos com parceiros , em conexão permanente e ágil para o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciadores. Esta sessão dá a conhecer estratégias de referência para a colaboração empresarial e apresenta a norma IS0 44001 “Collaborative Business Relationships” aprovada em Março 2017, e que traduz a relevância do tema na Agenda Internacional.

Modelos de Decisão e Comunicação 4.0

A digitalização permite uma conetividade ímpar com os mercados, e um relacionamento com os clientes, que se traduzem no acesso a volumes de informação nunca antes experimentados. Nesta sessão abordam-se as novas formas de comunicação e relacionamento com os clientes, bem como exemplos de referência de utilização de informação para a toada de decisão e inovação.

Workshops

. Workshop Design Thinking: Oportunidades  para a Inovação no Ecossistema Empreendedor do Paraná

As sessões teóricas serão complementadas com um workshop que permitirá aos participantes experimentar as metodologias do Design Thinking para aplicar os conhecimentos adquiridos para pensar e identificar, de forma colaborativa, oportunidades para a inovação no contexto do seu território, o ecossistema de inovação do Paraná.

Visitas técnicas

. PCI · Creative SciencePark– Aveiro

. Caves do vinho do Porto e Porto histórico - Porto

As visitas técnicas complementam as sessões teóricas permitindo aos participantes contactar com exemplos e entidades de inovação na região de Aveiro. O objetivo é permitir o contacto com projetos concretos e estratégias de inovação,  criando oportunidades para o intercâmbio de experiências

Vinhos com saberes (jantares temáticos)

 . Jantares temáticos, com convidados e oradores para partilha de experiências e estímulo à criação de parcerias e ideias para novos negócios e inovação

As sessões, workshops e visitas são complementadas com os jantares temáticos, concebido como momentos de interação e partilha de conhecimentos que permitem criar uma experiência única para potenciar o debate e a geração de novas ideias e oportunidades de colaboração.

As temáticas previstas incluem: Tecnologia, Inovação e Sociedade, Negócios 4.0,  Inovação e Talento 4.0.

Datas, duração do curso e local:

Datas: 21 a 27 de julho de 2019

Duração: 60 horas

Local: o curso decorre nas instalações da UNAVE na Universidade de Aveiro.

Data de início:
21/7/2019
Data de encerramento:
27/7/2019
Carga horária:
60h
Valor:
8000.00

ACERVO TÉCNICO

Para saber mais informações a respeito dos programas que oferecemos em parceria com a Universidade de Aveiro, ementas detalhadas, corpo docente, estrutura e ainformações técnicas dos cursos e instituição, baixe o arquivo completo.

BAIXE AGORA

CALENDÁRIO

Imersão em Turismo 4.0

Curso imersão

A imersão de uma semana no mercado de turismo português mostrará aos profissionais no que o Brasil ainda precisa evoluir no ramo. Segundo dados da UNWTO, Portugal, que tem cerca de 20,5 milhões de habitantes, recebe cerca de 12 milhões de turistas por ano. Já o Brasil, com 220 milhões de residentes, atrai somente cerca de 6,5 milhões no mesmo período. O curso contempla seminários, assuntos como turismo e marketing territorial, visitas técnica, eventos e jantares especiais com ciclo de seminários, intitulados “vinhos com saberes”.

Data de início:
21/7/2019
Data de término:
27/7/2019
Carga horária:
60h
Valor:
8000.00
SAIBA MAIS

Imersão em Ecossistemas para o Empreendedorismo e Inovação 4.0

Curso imersão

Voltado para empreendedores que querem fazer do seu negócio um sucesso. O curso oferece uma semana de imersão completa no mundo das empresas bem sucedidas de Portugal, com seminários, rodadas de negócios, visitas técnicas e jantares especiais com ciclo de palestras, intitulados “vinhos com saberes”.

Data de início:
21/7/2019
Data de término:
27/7/2019
Carga horária:
60h
Valor:
8000.00
SAIBA MAIS
VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VER TODOS

PARCEIROS

INSCREVA-SE AGORA MESMO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
contato@institutoideias.com.br