Supply Chain & Logistics Management

Supply Chain & Logistics Management

Pós Graduação

Completamente voltada para o mercado de trabalho, a pós-graduação oferecida pela Universidade de Aveiro em parceria com o Instituto Ideias, já tem o diploma reconhecido pelaUFPR. Além disso, a experiência em Portugal e aulas presenciais na universidade duram um mês, o que possibilita que diversos profissionais realizem o programa em seu período de férias, sendo as aulas restantes divididas em módulos e feitas online. Ela se destina a todos os profissionais da cadeia logística.

CURSODE PÓS-GRADUAÇÃO

CONSTRUÇÃO DO MODELOINSTITUTO IDEIAS BRASIL e ISCIA – INSTITUTOSUPERIOR DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO E DA ADMINISTRAÇÃO.

FOCO EM TÉCNICA E FERRAMENTAL – MERCADODE TRABALHO.

IMERSÃO DE UM MÊS.

PROCESSO: APRENDIZADO + EXPERIÊNCIA.


 

A. PÓS-GRADUAÇÃO:SUPPLY CHAIN & LOGISTICS MANAGEMENT

Área de conhecimento: gestão e relações internacionais.

Coordenação do curso: Manuel Silvestre.

 

Supply Chain & Logistics Management ou a gestão da cadeia de abastecimento e logística entronca essencialmente no primado do cliente e na satisfação das suas necessidades, uma vez que inclui a gestão de todo o processo, desde os fornecedores (compras), passando pela produção (transformação), à expedição (logística), pressupondo a aplicação de metodologias de melhoria contínua e controle de gestão e organização com foco na satisfação do cliente.

Atualmente, com as plataformas online já é possível que o cliente consiga identificar o estado do seu pedido e acompanhar o mesmo até à efetiva entrega. Desta forma, torna-se impossível que as empresas não reconheçam e apliquem estas tecnologias nas suas atividades diárias. O mercado, o cliente, exige que as empresas estejam preparadas para este desafio. Só assim elas serão competitivas quer no mercado nacional, quer em mercados internacionais.

Para além dos requisitos legais, as companhias procuram diferenciar-se no tratamento dado aos seus clientes. Na tentativa de alcançar maiores indicadores de satisfação e confiança, assim como maiores índices de market share, as empresas tendem cada vez mais a superar os requisitos legais e flexibilizar a sua cadeia de valor.Só deste modo conseguem satisfazer os seus clientes, respeitando também questões ambientais que estão a ser gradualmente mais exigentes como requisito essencial no processo de compra e satisfação.

É neste cenário que se coloca a pós-graduação em Supply Chain & Logistics (cadeia de abastecimento e logística), de forma a atualizar conhecimentos e competências e a preparar os profissionais para as mais recentes tendências nesta área.

 

MODALIDADE – PRESENCIAL E À DISTÂNCIA

 

OBJETIVOS:

O objetivo geral desta pós-graduação é dotar os participantes com os conhecimentos necessários para desenvolver uma atividade profissional em diversas funções na cadeia de abastecimento, proporcionando-lhes uma visão end-to-end e integradora da gestão de uma cadeia de abastecimento.

 

OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, SÃO OS SEGUINTES:

·              Identificar os elementos existentes numa cadeia de abastecimento, suas dependências e relações;

·              Avaliar os custos totais do processo e os trade-offs associados;

·              Entender os aspectos estratégicos e operacionais da gestão de uma cadeia de abastecimento;

·              Conhecer as evoluções mais recentes;

·              Reconhecer o papel da gestão da cadeia de abastecimento na estratégia e resultados das empresas.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS:

Esta pós-graduação destina-se a técnicos/gestores de compras, técnicos/gestores de produção e técnicos/gestores de logística.

 

PLANO CURRICULAR

 

SEMINÁRIO DE ABERTURA

- Fundamentos de gestão da cadeia de abastecimento;

- Desenho da cadeia de abastecimento;

- Gestão operacional da cadeia de abastecimento;

- Compras, procuremente desenvolvimento de produto.

 

SEMINÁRIO 2

- Gestão da distribuição;

- Operações logísticas (armazenagem, transportes e questões aduaneiras);

- Tecnologias de informação e digitalização dos processos;

- Organização e processos;

- Liderança e gestão de equipes.

 

SEMINÁRIO 3

- Comércio internacional e cadeias globais;

- Tendências em SCMe cadeias de abastecimento setoriais;

 


 

B. ESTRATÉGIAS E GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ECONOMIASOCIAL

Departamento de psicologia e educação.

Coordenação: Ana Sofia Costa e Armando Guimarães.

 

Esta pós-graduação foi concebida para profissionais ou voluntários com experiência nas organizações da economia social.

Está organizada em módulos temáticos sequenciais, orientados para que cada participante,individualmente ou em grupo, defina, desenvolva e prepare a avaliação de um projeto aplicável à sua organização, respondendo a um problema concreto da mesma. No final da formação, os participantes serão capazes de reconhecer os processos e dinâmica organizacional de modo a desenvolver uma visão estratégica, critica e sistêmica que catalise os recursos da organização em torno da sua missão e na procura da qualidade de vida dos seus clientes e colaboradores

 

MODALIDADE: Presencial e a distância.

 

OBJETIVOS:

a)                Definir um plano estratégico e cronogramas anuais de atividades envolvendo as partes interessadas (usando um modelo de gestão estratégico e envolvendo as áreas necessárias: marketing, comunicação, gestão da qualidade, angariação de funções, ética, empreendedorismo, responsabilidade social, voluntariado, gestão de pessoas);

b)                Gerir estrategicamente pessoas, implementando o processo de recrutamento,socialização, gestão do desempenho, desenvolvimento pessoal e profissional;

c)                 Implementar práticas para a construção e manutenção da ética organizacional compatíveis com os princípios éticos fundamentais;

d)                Conhecer as características de uma organização socialmente responsável e definir a política de responsabilidade social da mesma;

e)                Conhecer o enquadramento legal do voluntariado em Portugal e definir o processo de gestão;

f)                 Conheceras características das iniciativas de inovação e empreendedorismo social e desenhar um projeto IES;

g)                Reconhecer a importância da angariação de fundos e aplicar os conceitos de fundraising e crowdfunding no desenho de uma campanha;

h)                Saídas Profissionais;

i)                Direção técnica e de serviços de organizações de economia social;

j)               Gestão de projetos de empreendedorismo e inovação social;

k)                Coordenação de serviços sociais;

l)                 Competências;

m)              Liderança e visão estratégica;

n)                Melhoria contínua;

o)                Gestão estratégica de pessoas;

p)                Orientação para o cliente;

q)                Orientação para os resultados e para os impactos;

r)                 Ética e compromisso organizacional;

s)                Plano curricular.

 

FORMAÇÃO GERAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Observação e análise de instituições sociais.

Modelos de organização e gestão de OES.

 

FORMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA DA ESPECIALIZAÇÃO

a)                Liderança e gestão;

b)                Gestão do voluntariado;

c)                 Gestão de Recursos Humanos;

d)                Empreendedorismo e inovação;

e)                Ética organizacional e responsabilidade social;

f)                 Sistemas de gestão da qualidade.

 

 

FORMAÇÃO ORIENTADA PARA OPROJETO

Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de intervenção na área da gestão de OES.

Requisitos de Acesso: como habilitação de acesso o candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por instituição de ensino superior nacional.

Documentação necessária:

a) Cópia autenticada do diploma;

b) Curriculum vitae;

c) Número completo deRG;

d) Número completo de CPF;

e) Fotografia 3x4,devidamente identificada.

 

Data de início:
Data de encerramento:
Carga horária:
Valor:

ACERVO TÉCNICO

Para saber mais informações a respeito dos programas que oferecemos em parceria com a Universidade de Aveiro, ementas detalhadas, corpo docente, estrutura e ainformações técnicas dos cursos e instituição, baixe o arquivo completo.

BAIXE AGORA

CALENDÁRIO

Imersão em Turismo 4.0

Curso imersão

A imersão de uma semana no mercado de turismo português mostrará aos profissionais no que o Brasil ainda precisa evoluir no ramo. Segundo dados da UNWTO, Portugal, que tem cerca de 20,5 milhões de habitantes, recebe cerca de 12 milhões de turistas por ano. Já o Brasil, com 220 milhões de residentes, atrai somente cerca de 6,5 milhões no mesmo período. O curso contempla seminários, assuntos como turismo e marketing territorial, visitas técnica, eventos e jantares especiais com ciclo de seminários, intitulados “vinhos com saberes”.

Data de início:
21/7/2019
Data de término:
27/7/2019
Carga horária:
60h
Valor:
8000.00
SAIBA MAIS

Imersão em Ecossistemas para o Empreendedorismo e Inovação 4.0

Curso imersão

Voltado para empreendedores que querem fazer do seu negócio um sucesso. O curso oferece uma semana de imersão completa no mundo das empresas bem sucedidas de Portugal, com seminários, rodadas de negócios, visitas técnicas e jantares especiais com ciclo de palestras, intitulados “vinhos com saberes”.

Data de início:
21/7/2019
Data de término:
27/7/2019
Carga horária:
60h
Valor:
8000.00
SAIBA MAIS
VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VER TODOS

PARCEIROS

INSCREVA-SE AGORA MESMO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
contato@institutoideias.com.br